Coordenador : Ana Claudia Carvalho Giordani
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399191.2206.302210.10102023
Departamento/Setor: DATAUFF
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Profissionais da Educação da Rede Municipal de Niterói; Estudantes de ensino superior do município de Niterói.
Local de atuação: Instituto de Geociências Escolas da Rede Municipal de Niterói
Objetivo
A proposta tem como objetivo desenvolver pesquisa aplicada em colaboração com a Prefeitura Municipal de Niterói, para implementação de um Projeto de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, no âmbito do Programa de Aprendizagem Intensiva. Objetivos Específicos: 1 Desenvolver pesquisas aplicadas que articulem a educação básica e o ensino superior com participação dos profissionais da educação da Rede Municipal, com objetivo finalistico de produzir conhecimentos visando a capacitação e o incremento da qualidade da rede pública de educação. 2 Ofertar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, cursos e atividades formativas, na perspectiva da criação em contexto, para profissionais da educação e estudantes universitários sobre as diversidades dos percursos dos processos de desenvolvimento e aprendizagem ao longo da vida, com enfoque para a inovação e os processos educativos do pré/pós-pandemia de COVID-19. 3 Realizar palestras e seminários para compartilhamento de experiências e conhecimentos relacionadas às ações e propostas do Programa de Aprendizagem Intensiva. 4 Disponibilizar bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação para desenvolvimento de ações de monitoria nas Unidades de Educação no âmbito do Programa de Aprendizagem Intensiva.
Resumo
Desenvolver pesquisa aplicada junto a Rede de Educação Municipal de Niterói, que articule a educação básica e o ensino superior, para implementação de um Projeto de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica, no âmbito do Programa de Alfabetização, Leitura e Autoria para Valorização e Recomposição das Aprendizagens (P.A.L.A.V.R.A) / Programa de Aprendizagem Intensiva (P.A.I).